Após um ano do lançamento, o programa Dignidade Menstrual atendeu 2,1 milhões de pessoas em todo o Brasil. De acordo com o a Agência Gov, a ação governamental distribuiu mais de 240 milhões de unidades de absorventes em mais de 31 mil estabelecimentos credenciados ao Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB).
A iniciativa, regulamentada pelo decreto 11.432/23, visa garantir acesso a itens básicos de higiene menstrual e conta com um investimento de R$ 119,7 milhões do Ministério da Saúde. O balanço de 2024 abrange o período de 17 de janeiro, data de lançamento do programa, até 31 de dezembro.
EM NOVO HORIZONTE, O PROGRAMA "DIGNIDADE MENSTRUAL" BENEFICIA QUASE 200 PESSOAS INSCRITAS NO CADÚNICO
A ação é destinada a meninas, mulheres e demais pessoas que menstruam e que vivem em situação de vulnerabilidade e de baixa renda. Os itens de higiene pessoal serão adquiridos em conformidade com as pessoas que forem beneficiárias de programas sociais e que estejam matriculadas na rede pública de ensino estadual, municipal ou federal, nas etapas do ensino fundamental ou do ensino médio, em todas as modalidades de ensino.