Dados do TSE mostram que nas outras legendas o espaço feminino é reduzido, mesmo elas representando 52% da população brasileira
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras é a sigla com mais mulheres integrando órgãos nacionais entre as dez legendas com as maiores bancadas da Câmara dos Deputados.
No PT, as mulheres representam 52 membros entre os 105 cadastrados na Executiva Nacional, ou seja, quase metade são mulheres (49,52%). Em um distante segundo lugar aparece o PL, com 35% de representatividade.
De acordo com dados do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) do TSE, publicados pelo jornal Folha de S. Paulo neste sábado (8), as mulheres ocupam apenas 30% dos cargos nos órgãos nacionais permanentes nas outras legendas.
À exceção do PT, nos demais partidos, mesmo presentes nos órgãos nacionais, muitas vezes elas ficam fora de cargos de liderança. O PP (12%) e União Brasil (12%), são siglas com a menor participação de mulheres nos ambientes citados. Os partidos de esquerda são os que têm a maior quantidade de mulheres nos órgãos nacionais, com média de 35%. Na direita, ocupam apenas 27% e no centro, apenas 22%.
Leia também – Governo Lula lança comitê para monitorar políticas para as mulheres